MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

segunda-feira, março 16, 2009

Teoria dos Novos Votos Garantidos





NVG - Novos Votos Garantidos

Ei
- Expectativa de Emprego gerada ao indivíduo i

Agi
- Unidades do agregado familiar do indivíduo i com expectativa de emprego


Observações


No mundo real (e por vontade de quem participa no processo eleitoral) a tendência de evolução de
E é para o Infinito (em linguagem matemática "E tende para o infinito")

Ag
, normalmente, situa-se entre o 3 e o 4

_____________________________________________________________

Foi um sonho estranho o que acabei aqui de traduzir num esforço de sistematização matemática... Estranho porque envolveu matemática e mais estranho ainda porque tinha (no sonho é claro...) o objectivo de sistematizar e explicar algo estruturante dos processos eleitorais...

Normalmente, nestes períodos, e um pouco por todo o lado, preparam-se listas e organizam-se estratégias e tácticas com vista ao objectivo central: Ganhar eleições !... E neste processo, mais que ideias, capacidades ou competências, importa mostrar popularidade, disponibilidade e capacidade de gerar expectativas...

Aquele sonho pretendia apenas mostrar, com ironia q.b. evidentemente, um instrumento essencial à angariação de votos (ou pelo menos à promessa de "voto garantido") e que é, a capacidade de gerar uma expectativa de emprego, seja ela qual for, seja ele a quem for...

E o meu "sonho matemático" (a minha matemática não é famosa, é certo...) diz mais ou menos isto:

Os "Novos Votos Garantidos" correspondem ao Somatório dos Empregos prometidos e geradores de uma expectativa, acrescidos do número de votos do agregado familiar mais próximo, de quem ficou com essa expectativa... Quer isto dizer, em linguagem bem mais simples e sem a pretensão de "matematização", que por cada emprego prometido e gerador de um expectativa pode-se ganhar 4 a 5 votos (o do indivíduo a quem se destina o lugar mais os votos do seu agregado familiar mais próximo....)... Não tinham pensado nisto pois não ?

___________________________________________________________________

Por isso a tentação é grande... nada mais faz que prosseguir e ambicionar a proporcionalidade oferecida pelos ganhos... Mais ainda num contexto de crise em que o emprego e o trabalho não abundam...

Mira, não é nem será diferente do resto do país...

Por isso é importante que todos, mas mesmo todos, façamos um esforço para discutir ideias, projectos e programas. Que sejam as capacidades e as competências a determinar quem ficará a gerir o nosso Concelho e que esta "matemática esquisita" não encontre muito espaço de afirmação ou de protagonismo, nem na própria estrutura da Câmara Municipal, nem na Incubadora de Empresas, nem em qualquer Instituição Municipal... que nestas alturas costumam representar espaços muito apetecidos.

Também para isto é preciso estarmos conscientes e atentos... Também isto faz parte de uma participação e um envolvimento cívico mais consistente... A mim resta-me observar e alimentar uma certa curiosodade...

Texto de
João Rua

21 Comments:

  • At 09:55, Anonymous Anónimo said…

    Elá ! Mas que é isto ? Deve ser para subir o nível cultural do blog do ex-candidato a candidato que afinal não é candidato. Mesmo assim eu já comecei a fazer contas e uiiiiiiiiiii uiiiiiiiiiiiiiiii uiiiiiiiiiii que a coisa tá preta. Só não percebo onde cabe mais gente. Queremos uma camara nova e uma incubadora maior. Já !

     
  • At 15:32, Anonymous Anónimo said…

    Excelente visão sobre o clientelismo na Europa do Sul. Em Portugal quem fala sobre corrupção, clientelismo ou caciquismo dentro dos partidos normalmente vai parar ao parlamento europeu. João, mais 3 textos sobre o assunto e és candidato a candidato de alguma coisa na europa.

    Abraço,

    João Vargas

     
  • At 23:12, Anonymous Anónimo said…

    A politiquice ao seu mais alto nível ??? Ai se agora ainda se pudessem fazer avenças...talvez tu também tivesses direito a outra de 1000 €...querias não é João Rua??? ainda hoje estou para saber o que deixaste de proveitoso na Câmara de Mira o tempo que lá estiveste a ganhar 1000 €...Se fores honesto e tiveres alguma dignidade até publicas este artigo o que não acredito.

     
  • At 23:15, Anonymous Anónimo said…

    Empregos já anda o Rocha de almeida a prometer com a criação de empresas publico privadas para alguns tótós cá de Mira...és mesmo um pau mandado João. Pensava que eras diferente dos teus colegas mas és mesmo um lélé.

     
  • At 00:44, Anonymous Anónimo said…

    uma pergunta inocente. Se um promete e o outro promete onde anda tanto emprego neste concelho? Se calhar a crise já passou e eu nao dei conta e o burro sou eu, ah pois sou

     
  • At 01:08, Anonymous Anónimo said…

    Pois é Joao Rua
    Como a tua visão muda quando muda o poder local em Mira. Quando recebias bem da CMM nunca ninguem te ouviu... é assim a vida. Já todos sabemos quem és. Já estamos fartos da tua retórica. Chega de hipocrisia.

     
  • At 05:17, Blogger seixomirense said…

    E para cá não sobra nada? A câmara continua a ser uma fábrica empregadora e os partidos são agências de emprego, ou bancos alimentares. Volto a dizer, é só artistas.

     
  • At 11:56, Anonymous Anónimo said…

    Caro amigo João, não ligues a reacções deste género, pois são de pessoas do partido que tu representaste, e estão a fazer o trabalho de casa, e devidamente bem feito, para te denegrir, para por em baixo tudo aquilo que tens feito.
    Lembra-te que andam por aí muitos aflitos para um cargo, um lugar talvez mesmo na vereação, se tomar-mos em conta que durante algum tempo andou tudo muito calado, é fácil tirar conclusões.
    Portanto, continua com o teu trabalho, que depois logo se verá, pois tenho a certeza que a partir de agora vai aparecer muitos políticos do PSD, que “sempre” deram a cara, e que “sempre” tiveram as quotas pagas.
    Até já… lendário

     
  • At 12:22, Anonymous Anónimo said…

    ai ó pá! O rapaz parece que pôs o dedo na ferida e é um ver se te avias a enfiar carapuças e vai daí toca a dizer mal dele. Que se aguentem todos que Mira tá bem entregue. Ai tá tá. tá lindo

     
  • At 15:20, Anonymous Anónimo said…

    João Pedro, leu o post? Quando teve aulas de língua portuguesa na escola não lhe ensinaram a interpretar um texto? Aquilo que "escreve" sobre o autor JR é exactamente o que o próprio JR põe em flagrante. Provavelmente, um contrasenso. Mirenses, "um esforço mais se quereis ser modernos" (Pessoa).

     
  • At 00:30, Anonymous Anónimo said…

    Somos todos lindos... os outros sempre maus.
    Mas prefiro alguns honestos ainda que menos letrados... que certos doutores que em honestidade são uns terrores.
    Já repararraram que o blog em que escrevemos funciona para certos anónimos, eventual do PPD como um meio de exprimir certas revoltas e frustrações e também alguns do PS menos contentes com alguma nódoa mais dorida. Pois sabem que o Reigota mostra trabalhinho coisa que eles nao souberam fazer (Nem sózinhos nem em coligação)... Agora vira assim...trazem um D,Sebastião para o palco da politica pra ver se safam a cara... Apesar de tentarem esconder o jogo, ele está mais que sabido... esconder os nomes dos 4 primeiros e coisa e tal, esperar que venha a campanha, começar a procurar algum telhado pra mandar umas pedradas. e assim se fara a campanha. boita abaixo pois então. È o melhor que se pode fazer.
    As queixinhas são as mesmas. Eles são isto eles são aqui... tudo coisas que nós não seremos. E batem no peito invocam a virge e se preciso todos os Santos. E valha nos deus porque não! No entanto, são pura e simplesmente a outra face da moeda. Tal como um sistema, um género de análise à geira dos clássicos. De um lado os habituais senhores e coisa e tal, o capital com traços de senhorialismo no seu melhor, antigos amigos, tudo de boas familias (cada promessa a 1 vale por 30, lá se vai a equação do Rua) e cheios de maneiras, do outro lado uns filhos da terra, cujo pai até era magano, mais uns outros tantos de ar menos aburguesado, cujo trabalho esforçado até em crise tem surgindo. Sei lá... até parece um duelo... "uma garreira" à gandarez.
    POdem ter defeitos, quem os não tem. serem acusados de muita coisa mal feita, mas também só erra quem de facto faz alguma coisa... o certo é que nos mandatos do reigota isto tem melhorado. Pode até não ter dado jeito a alguns, sejam eles do PPD ou PS, mas todos sempre habituados à sombrinha do poder, mas no geral, e para o bem de toda uma comunidade ele tem feito obra e mostrado serviço.
    Todas as campanhas que tentem lançar dizendo o inverso á comunidade, numa tentativa de esconder a verdade, terão como resultado um maior descredito junto dos Mirenses. O PPD em mira nunca fez tanto como o reigota, e doa a quem doer, essa é a verdade, com alguma dor sentida até pelo PS.
    Quanto às teorias do texto, o autor do mesmo é sabido, já fez campanhas... e andou por aí... já esteve ligado à Câmara municipal (e + e +)... e se eventualmente foi num sonho que lhe surgiu tal douto pensamento, creio ter sido há já alguns anos. Pois esse foi justamente o método que usaram nas eleições em que... quando ganharam eleições não?...NVP=Ei... depois correu mal.
    Mas isso é outra estória fica para outro dia...

    Manuel Tiago

     
  • At 19:43, Anonymous Anónimo said…

    Bom, há sempre alguém com maior capacidade de visão do que os restantes.
    Eu devo ser cego porque não consigo ver nem o Presidente nem a Obra.
    Será que o MT estará a falar da Pescanova - posta em Mira pelo Governo sem preocupação de salvaguardar a proteção ambiental das praias?
    Ou será da variante a Mira que depois de tantas vezes prometida só foi realizada pelo Governo quando o Reigota foi eleito novamente ?
    Talvez esteja a falar da Incubadora que não conseguiu transformar na nova Cãmara ou num elefante branco para colocar amigos ?
    Será que está a falar da lota, do Centro Cultural, ou do Mercado ?
    Talvez esteja a falar do campo de relva que foi dado a um clube já sem actividade, num protocolo absurdo e leonino ?
    Não sei se estou a precisar de óculos ou de ser convertido a seguidor acrítico do BEMAMADO, Desaparecido e Encontrado Reigota?

     
  • At 05:03, Blogger seixomirense said…

    As teorias estão certas, o Einstein já veio do túmulo confirmar que arranjar empregozitos ajuda a conseguir angariar votos!

     
  • At 02:20, Anonymous Anónimo said…

    seixomirense ao poder... és a voZ do povão

     
  • At 18:19, Anonymous Anónimo said…

    De um lado eu aposto 10 a 15 lugares na Cãmara mais uns 6 a 7 na incubadora para ver se arrebenta com o resto e mais uns quantos á conta da pescanova (com papas e bolos....) Do outro lado a coisa também nao deve ficar por menos, por isso caro Dr João Rua deixe-se lá de matemática que quem tá sempre lixado é mira e os mirenses. Quem pode pode quem não pode chucha no dedo. É ou não é ?

     
  • At 16:57, Anonymous Anónimo said…

    Não não é. Porque o Dr. João Rua não pode, quem pode é quem lá está.

     
  • At 15:24, Anonymous Amigo da Barrinha said…

    Como é que se pode dizer tantos disparates sobre ambiente, quando no mandato do Dr. Croft, (1985/1993) se cometeram os maiores crimes ambientais.
    À Barrinha, foram-lhe cortadas as suas margens naturais, destruindo árvores e toda a vegetação existente para se construir uma muralha, depois foi destruída a sua principal "enseada" para, ali instalar uma espécie de... parque de estacionamento.
    Não satisfeitos secaram a barrinha com o objectivo de criar uma nova zona de banhos, colocaram em quase metade da barrinha, umas toneladas de areia das dunas, destruindo toda a vegetação aquática espécies e habitats, produzindo como era de prever impactos danosos na biodiversidade do seu ecossistema.
    O Dr. Croft merecia uma estátua na praça do município, operando uma betoneira.
    E chega de falar desses tempos, que fico com náuseas.

     
  • At 00:32, Blogger seixomirense said…

    É só doutores, teses de doutoramento é que há poucas!

     
  • At 13:38, Anonymous Anónimo said…

    Caro Amigo da Barrinha, quer dizer que só o Dr. "croft" ( que não sei a quem se refere ) é que causou danos a Barrinha????
    Os outros nem por isso? Deixe-me que lhe diga, que as suas náuseas vêm da aflição de ver este grupo de inoperacionais voltar a casa, que era de onde não deveriam ter saido.
    Agora dizer que o Dr. Croft e as suas medidas lhe causam náuseas,,,,, tenha lá alguma paciência, e tome um Kompensam.
    Abraço a todos
    Lendário

     
  • At 20:42, Anonymous Anónimo said…

    Os autarcas portugueses são os mais católicos do mundo.
    Nunca assinam nada, sem terem um terço na mão

     
  • At 17:53, Anonymous Rui said…

    Parabêns ao Blog! Nada melhor do que ler estes comentários para perceber a política que se faz em Mira (salvo algumas excepções). Em vez de se atacarem mutuamente, UNAM-SE!!!! Troquem IDEIAS, PROJECTOS, Esqueçam as cores partidárias de UMA VEZ POR TODAS!!! Pelo que li todos querem o melhor para o concelho, então deixem-se de trocar acusações! Quem está no poder também precisa de quem está fora. Seja quem for o próximo Presidente, este precisa de ser "pressionado" por todos, com ideias construtivas e não com insultos e acusações (Dr. Croft?? Acidente do Dr. Reigota?? Sede do Filho do Dr. Reigota, etc etc etc). Em que é que isto ajuda os nossos filhos?? O que eu quero é escolas com condições para as crianças, apoio ao investimento de + um lar de idosos (público ou privado - o que está já não é suficiente, a população idosa em Mira ultrapassa bastante a média nacional), boas estradas, requalificação da Praia de Mira (Ex.: Praia da Tocha - calçadão), parque de campismo municipal (se não conseguem gerir, cedam a exploração a alguem que consiga criar emprego, dinamiza-lo), acabar com o campismo selvagem (caravanismo), com os alugueres ilegais de quartos (Quem é que paga impostos?? e as residenciais e parques de campismo às moscas!! Isso é que é uma boa imagem para o turismo??). Muitas outras coisas estão mal (àguas poluidas, espécies cinegéticas desprotegidas, repartições públicas sem condições e repletas de burocracias, etc, etc,...). Não me interessa de quem é a culpa, se do Sr Rocha de Almeida, se do Sr. Reigota, ou mesmo do Sr. Maduro, o que eu gostava era que houvesse união para resolver muitos dos problemas de Mira e que o povo deixasse de ver a política tal como vê um jogo de futebol em que a sua equipa (mesmo que jogue mal e mereça perder) é sempre a melhor e tem sido sempre roubada.

     

Enviar um comentário

<< Home