MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS mirapolis MIRAPOLIS - GERAÇÃO 2

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Vai uma tacada… na má sorte?...




Opinião de
João M.J Milheiro



José Maria Prazeres Pós-de-Mina, tem 50 anos, é alentejano, natural da freguesia de Pias, concelho de Serpa, distrito de Beja. Pós-de-Mina é presidente da Câmara de Moura e chamam-lhe o "autarca do futuro".

Foi eleito pela OneWorld (organização não governamental norte-americana dedicada aos direitos humanos e à consciência ambiental) uma das dez figuras do ano. A revista Visão, chama-lhe simplesmente... "o autarca solar".

E porquê? Porque lutou, quem nem um leão, para ver instalada nas suas terras – para os lados da Amareleja – uma das maiores centrais fotovoltaicas do mundo. Esta aventura das energias limpas no concelho de Moura começou no ano 2000, quando a empresa Renatura bateu à porta da câmara com uma proposta de parceria para um projecto integrado de desenvolvimento sustentável.

Pós-de-Mina "cheirou" o projecto e o projecto "cheirou-lhe" a oportunidades… e a futuro. Há homens assim: Têm capacidade para "cheirar" a léguas o "odor" das oportunidades.

Há outros homens que nem assim são: Mesmo que as oportunidades lhes mordam nos calcanhares, passam por elas como… "cão por vinha vindimada". Para o José Maria (o Prazeres Pós-de-Mina) e para o concelho de Moura, tudo começou no ano 2000. Para o João Maria (o Ribeiro Reigota) e para o concelho de Mira, o ano 2000 foi o ano do desperdício, do ter e não querer, do não aproveitar uma oportunidade de ouro para ter tornado o nosso concelho de Mira num concelho diferente daquilo que é hoje: Um concelho "desenxabido" (eu a pensar que se escrevia com um S e afinal é com um X, xabido… santa ignorância), sem chama e sem brilho.

Esta história (de causar arrepios até a uma foca do árctico), conta-se "em menos de um fósforo" e é assim: Início do ano 2000 – mais exactamente a 15 de Março de 2000 – o João Maria (o Ribeiro Reigota) vai a Lisboa e recebe a notícia (via Eng. José Sócrates que na altura não era o Primeiro, mas já era o do Ambiente e da Administração do Território) da impossibilidade de construir o campo de golfe no local inicialmente apontado para a sua instalação: Na Praia de Mira e numa área de aproximadamente 120 hectares contígua aos empreendimentos Miravillas e Miraoásis.

Tal impossibilidade, prendia-se com o facto da área a ser ocupada por aquele empreendimento ter sido classificada (Resolução de Conselho de Ministros nº.76/2000 de 05 de Julho) como… oh ironia das ironias… Rede Natura 2000.

Mal conformado com esta desfeita ao concelho de Mira – se fosse hoje, tenho a certeza, outro galo cantaria – o Eng. José Sócrates (o tal que na altura era o do Ambiente e da Administração do Território) assume com o João Maria (o Ribeiro Reigota que na altura era o nosso Presidente e já com considerável "amplitude temporal" no cargo) dois compromissos: "Estudar uma relocalização do golfe noutro espaço não integrado na Natura 2000" e…bem, quanto ao outro compromisso permitam-me o mesmo tratamento que o nosso João Maria (o Ribeiro Reigota) lhe deu: Mandá-lo às urtigas. Acontece que enquanto o João Maria (o Ribeiro Reigota) resolveu simplesmente mandar às urtigas o outro compromisso sem que lhe tivesse ocorrido dar uma explicação às "tropas", eu recomendo que dele, do outro compromisso, tomem conhecimento consultando as páginas 26/27/28 e 29 da acta do Executivo Camarário realizada em 14 de Novembro de 2000 (http://www.cm-mira.pt/ / órgãos autárquicos /Câmara Municipal / Actas / ano 2000 / 14 de Novembro).

Para terminar que a prosa vai desenxabida (com um X… xabida e eu a pensar que era com um S), apenas uma chamada de atenção ao autor deste blog: Num texto publicado em 08Março2006 – Golfe. Vai uma tacada? – o João Carlos Rua, dissertando sobre a "novela" do golfe (aqui abro parênteses para reafirmar a minha opinião na "riqueza" do nosso concelho de Mira em matéria de "novelas") a dada altura, escrevia: Mira, não tem tido sorte nenhuma!...

Não deixando de concordar inteiramente consigo, meu caro João Carlos da Silva Rua, eu diria mais: Mira, tens tido um azar do caraças!... NOTA (muito importante) – Desculpem-me a familiaridade, mas dado que sou muito amigo de Mira e nutro por ela elevadíssima consideração, estima e carinho, permito-me tratá-la como trato os amigos que assim considero: Segunda pessoa do singular dos pronomes pessoais … Tu.

14 Comments:

  • At 23:10, Anonymous Anónimo said…

    Caro Autor do presente texto:

    Com toda a amizade e simpatia e sem qualquer intenção de menosprezar todo o esclarecimento, total realidade e veracidade do texto, que no meu caso, por mera curiosidade é do conhecimento pessoal,permita-me que dê expressão escrita ao meu devaneio espiritual ao questionar-me, com toda a minha inocência, o porquê, só agora passados quase nove anos, a proclamação de tal "revolta".

    AH....certamente já percebi...para que os Mirenses não se voltem a "enganar" ou serem "enganados"...

    Um bom 2009....para Mira ...e todos os MIRENSES.

    José Frade

     
  • At 13:17, Anonymous Anónimo said…

    Sr. João Carlos, peço-lhe que publique este meu comentário. Para o Sindicalista com dor de cotovelo....pelo menos o actual executivo não fez uma hasta publica sem ter os terrenos registados que foi aquilo que o Executivo Maduro fez....imagine-se se tivesse aparecido alguém ??? Nem as pensam..o tempo da ditaduta e do faxismo já lá vai...O povo humilde e sério sabe bem aquilo que quer...pode querer que nunca mais se vão deixar enganar...Sr. Sindicalista de meia tigela o seu partido esteve 20 anos na autarquia e o que fez ??? o golfe vai ser uma realidade quer queira ou não e vai ficar para sempre ligado ao PS...

     
  • At 22:24, Anonymous Anónimo said…

    Caro Amigo João:

    O meu agradecimento pela publicação do texto anterior.

    Primeiro, permite-me voltar a reafirmar que nunca responderei a provocações maldosas, não cuidadas na linguagem e muito menos insultuosas - embora a mim só me ofenda quem eu quero.

    Segundo,continua a ser patente que existem ainda, infelizmente, muitos
    "espíritos"- porque quero continuar a ser correcto na minha linguagem -, que convivem mal com a democracia, a liberdade de expressão, o saber viver em comunidade.

    Terceiro, o "fanatismo" político ou pessoal é sinal de fracasso, irritabilidade mesquinha, descontrole...muita falta de senso.

    Quarto, MIRA MERECE MAIS E MELHOR...

    E ..felizmente... o futuro vai ser melhor....pois existe um futuro candidato e equipa para isso.

    Um abraço

    José Frade

     
  • At 10:20, Anonymous Anónimo said…

    E vai mais uma STIKADA no concelho?



    Gostava que me respondessem às minhas inocentes perguntas acerca do campo de golfe:


    1 - Para quê?

    2 - Quem o vai fazer?

    3 - Quantos praticantes temos no concelho?

    4 - Quantas camas registadas na direcção geral de turismo temos para receber a avalanche de turistas?

    5 - Será que os futuros turistas vão ficar no Parque de Campismo Municipal?

    6 - Não será mais um empreendimento imobiliário em terrenos municipais escamoteado num projecto de golfe?

    Tenho tantas duvidas pá!!!

     
  • At 14:10, Anonymous Anónimo said…

    Sr. José Frade, permita-me discordar!

    Mas Mira tem o que merece!

    Apesar de termos sidos mediocres nas nossas escolhas democráticas nos ultimos tempos!!!

     
  • At 19:46, Anonymous Anónimo said…

    Sr. Frade.
    Queria ter mais do mesmo. Maduro ? Deixe-me rir.
    4 anos andar para trás...outra vez ? deus nos livre. Relembro que esse tempo do faxismo e dos homens ricos e da massa mandarem no concelho já lá vai. Eu sou pelos pobres. Não sou ganacioso como o senhor. Democracia sim. Onde é que o senhor tem andado até agora ? desde 2005 que não aparece e só agora é que sai da toca ? Vá para onde tem andado até agora. Cheira-lhe a alguma coisa e aparece logo todo lambareiro. Voçê só se preocupa com o seu bolso. Preocupado com os mirenses, o sr ? Não me faça rir.

     
  • At 09:49, Anonymous Anónimo said…

    Há um comentário acima acerca do Projecto de Golfe que coloca bem um conjunto de questões. Merece reflexão. Pegando nas questões levantadas apresento o meu ponto de vista é este:


    1 - Para quê?
    Pode ser um Projecto interessante para o Concelho. Quase todos os municípios vizinhos se preparam para concretizar projectos de golfe: Figueira da Foz, Vagos, Ílhavo, Aveiro... Ora sabe-se que a atracção do Turista de golfe é maior se houver 3/4 de graus de dificuldade e de desenho diferente num raio de 30/40 km. Pode ser interessante do ponto de vista da aposta no sector do Turismo e na atracção de umturista diferente...

    2 - Quem o vai fazer?
    Essa é a grande questão. Nenhum campo de golfe é rentável por si só. Muito menos será possível viavilizar um hotel apenas dependente do Golfe... É evidente que o sucesso de um projecto deste tipo depende da operação imobiliária associada e, naturalmente, do grupo que a irá fazer... Ora neste momento, Mira não tem nada pensado a não a ideia de ter um campo de golfe. As cargas urbanísticas associadas são baixas e não rentáveis... não há estudos nem sequer desafectações da REN... Portanto Mira tem apenas um monte de incertezas para atrair investidores.

    É evidente que nenhum investidor avançará sem algumas garantias ou algumas certezas... Ou talvez possa avançar, mas aí, sinceramente, acho que devemos torcer o nariz... Não é çógico, não é sensato nem sequer é racional
    e quando a esmola é grande, o povo desconfia....


    3 - Quantos praticantes temos no concelho?
    Não é muito relevante... Viseu no Golfe Montebelo regista um sucesso interessante e mesmo a infra-estrutura em Coimbra na Quinta das Lágrimas tem cativado o interesse de muita gente... Ser´aum processo natural...


    4 - Quantas camas registadas na direcção geral de turismo temos para receber a avalanche de turistas?
    Esta questão tb é essencial. Se queremos mesmo ter um turismo de qualidade, temos de ter infra-estruturas de qualidade. O Golfe evidentemente terá unidade hoteleira mas será necessário fazer muito mais.... A questão central é que os grupos económicos a envolver devem estar enquadrados em redes internacionais de promoção e atracção de turistas...

    5 - Será que os futuros turistas vão ficar no Parque de Campismo Municipal?
    Não, mas que é necessário que Mira tenha capacidade de oferecer alojamento de qualidade. Mas mesmo assim será muito dificil sustentar uma nova Unidade Hoteleira mesmo que associada ao Golfe...

    6 - Não será mais um empreendimento imobiliário em terrenos municipais escamoteado num projecto de golfe?
    Terá sempre essa componente !... Não pode é ser disfarçada. Tem de ser assumida e em contrapartida deve garantir que o promotor tem que ter capacidade para investir com qualidade e garanta o acesso a redes internacionais de promoção e de atracção... Definitivamente, não pode ser um projecto para qualquer promotor sem experiencia no sector !....

    O que eu sugiro é que a CMMira faça alguns estudos concretos, discuta com as entidades o acerto da carga imobiliária, aumentando-a, reúna com alguns promotores e discuta a viabilidade da aposta e opte por garantir a concretização de um projecto com qualidade e com uma preocupação desde o início de minimizar os riscos...

    João Rua

     
  • At 15:02, Anonymous Anónimo said…

    T E K T U S


    Não gosto de me sentir carneiro nem de fazer parte de nenhum rebanho.
    Não acredito no sucesso de tantos campos de golfe (Mira, Vagos, Ilhavo, Aveiro, Cantanhede, F. da Foz...) especialmente se não tiverem associados a si empreendimentos 5* como os casos referidos do Hotel Montebelo e Quinta das Lágrimas.
    E mesmo nesses casos o golfe não é uma actividade lucrativa.

    Golfe com qualidade e com muitos dias por ano (logo mais lucro) é no ALLGARVE!

    Talvez a euforia do Golfe dos nossos vizinhos seja para nós uma oportunidade de investirmos noutras actividades como por exemplo: desportos radicais, pesca desportiva, columbofilia, caça... etc etc etc

    Mais uma vez acho que deviamos explorar o que já temos (ou ainda temos)!

    Temos Praias de beleza inegualável.
    Temos valas e lagoas belissimas.
    Temos uma floresta maravilhosa.


    Enfim... temos tudo!!!

    E já agora temos os campos de Golfe dos nossos vizinhos!!!

     
  • At 13:51, Anonymous Anónimo said…

    Boa Tarde Sr. João Rua.
    Sou um leitor muito ocasional deste blog. Ocasional porque não tenho muito tempo para o fazer e porque muitas das pessoas que aqui fazem comentários não o fazem de uma forma muito construtiva. Mas continuo a vir aqui ocasionalmente porque penso que apesar de tudo há alguns artigos interessantes num contexto de interesse e preocupação pela nossa Terra.
    Acedi a este blog ontem e para espanto meu, li alguns comentários assinados pelo nome de Carlos Custódio da Praia de Mira. Sejam os comentadores de que partido político for não posso de todo concordar com opiniões onde se verificam o registo de ofensas pessoais por muita emotiva e justificada que este tipo de comentários possam ser. Por isto, apenas venho aqui esclerecer que o senhor que se denomina Carlos Custódio não é com efeito o meu Pai que se Chama Carlos Augusto Galito Custódio e é igualmente da Praia de Mira. Bem tentei lembrar-me se existe de facto outra pessoa na Praia de Mira que se chame igualmente Carlos Custódio mas confesso que que não me lembro de nenhum. O meu Pai obviamente não tem direito ao exclusivo mas para não haver mal-entendidos agradecia que esta pessoa com "o mesmo nome que o meu pai" se identificasse de uma forma mais específica já que assina pelo próprio nome e não por nenhuma alcunha.

    Infelizmente, meu Pai ainda não tem conhecimentos suficientes de forma a poder aceder a este tipo de suportes de comunicação como este blog, senão seria ele a responder pessoalmente. Faço-o eu por ele de uma forma educada e de respeito pelas pessoas que visitam e utilizam este meio como uma forma de dizerem o que pensam.

    Apenas acho que o devam fazer de uma forma mais positiva.

    Atenciosamente
    Marco Custódio

     
  • At 20:23, Anonymous Anónimo said…

    Sr. Marcos Custódio:

    Como deve ter lido não respondi ao intitulado Carlos Custódio pelas razões que, certamente, conhece.

    Numa outra minha resposta, não publicada, ao intitulado Carlos Custódio eu chamava a atenção da sua verbabilidade e mesmo a sua responsabilidade por danos sociais e morais.

    Percebo a sua indignação e aqui deixo toda a minha solidariedade.

    Talvez lhe possa vir a dar outras informações que muito gostará de saber e que aqui questiona.

    O TEMPO É BOM CONSELHEIRO...

    Da minha parte, relativamente ao seu pai, que talvez não conheça, mas venha a conhecer, nada me move mas apresento os meus melhores cumprimentos.

    Quanto há sua "recomendação" ..meu Caro usam estes processos de "anónimos e outras pseudo-nomenclaturas, insultos pessoais,..etc"...sabe muito bem o porquê!

    Um abraço

    José Frade

     
  • At 18:54, Anonymous Anónimo said…

    Sou Socialista sem qualquer tipo de problema. Em Mira ninguém mais do que o mau partido fez tantas e tão boas coisas. Conheço o Sr. Frade de vista mas não tenho confiança nenhuma com ele, contudo ouço alguns comentários aqui no seixo a respeito dele e pelo que sei é do PSD. Não venha agora a 6 meses das eleições tentar mandar o barro à parede porque ao que parece as pessoas cá do burgo já o conhecem minimamente. Quanto a si, Dr. João Carlos Rua, gostava de o ver a concorrer nas próximas eleições. Há muita gente que acredita em si. Grande abraço a todos e Dr. João Rua, deixe de andar com certas companhias como são os casos do Barreto, deste Frade e do Dr. Faduro. Isso é só escumalha...Consigo Mira só ganharia.

     
  • At 14:10, Anonymous Anónimo said…

    Estamos mesmo a chegar às eleições.

    O blog que até agora estava moribundo e cujo administrador já pouco ligava ressuscitou tal qual a fenix.

    O marketing politico no seu melhor... ó deculpel O amor a Mira

     
  • At 00:20, Anonymous Anónimo said…

    Ao Exmo Sr. "Fernando Rocha, Seixo.."

    Ainda bem que não me conhece.

    Eu também não sei quem é nem estou interessado.

    E como tal não sei nada a seu respeito.

    Se diz ser socialista é a sua opção.

    Não faça é afirmações partidárias sobre mim daquilo que não sabe.

    Eu valorizo as pessoas não pela sua cor/filiação partidária. Mas sim pelos seus actos, comportamentos sociais,acções,respeito....educação...entre muitos mais.

    Pelo constante no texto Vexa não merece, nem é digno de qualquer tipo de classificação ou adjectivação...

    "SERIA BAIXO DE MAIS DA MINHA PARTE E NÃO DIGNO DA MINHA FORMAÇÃO, RESPEITO E, SOBRETUDO, EDUCAÇÃO"

    José Frade

     
  • At 07:05, Blogger seixomirense said…

    Há quanto tempo o país já devia ter apostado na energia solar?

     

Enviar um comentário

<< Home